Powered By Blogger
Bem vindo ao nosso blog.



IDE... Conteúdo inteligente na NET.

"O resultado do Evangelismo é o própio ato de evangelizar".

Lembre-se: IDE por todo mundo...

Vistantes

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Esboços Samoel- A Pesca Maravilhosa

 A Pesca Maravilhosa, entenda melhor este assunto através deste esboço, e veja o que Jesus fez na vida de humildes pescadores e tambem poderá fazer na sua.

Click aqui para ver o esboço completo

Texto Base Lucas 5:1-11
1-E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré;
2-E viu estarem dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.
3-E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.
4-E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.
5-E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.
6-E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se lhes a rede.
7-E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.
8-E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.
9-Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam por causa da pesca de peixe que haviam feito.
10-E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.
11-E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.

Bom Jesus chega junto ao lago de Genesaré, e uma multidão de pessoas vem ao seu encontro para ouvi-lo, para ouvir a palavra de Deus, mas tamanha era a euforia do povo, que Jesus pede a uns pescadores que estavam lavando as suas redes para Ele entrar no barco deles e palestrar (ensinar as pessoas o caminho de Deus). Estes pescadores estavam muito cansados, pois haviam trabalhado a noite inteira, mas não conseguiram pescar nenhum peixe se quer. Porém tiveram paciência e deixaram Jesus entrar em seu barco.
Após Jesus ministrar ao povo, ele disse a Simão Pedro para jogar as redes em um lugar fundo, e Pedro lhe disse o que havia acontecido, mas “sobre a tua palavra lançarei as redes”. Pedro pegou tantos peixes que teve que pedir para seus sócios Tiago e João lhe ajudarem com o outro barco, pois no barco onde Pedro estava com Jesus não havia mais lugar para colocar os peixes. Diante disto, deste milagre, desta vitória, Pedro reconhece que Jesus é o Filho de Deus, se humilha diante de Jesus. O Mestre lhe fala que ele, Pedro se tornará pescador de homens, e ele deixa tudo e segue Jesus imediatamente. Que lições podemos aprender com este texto bíblico?

1 – Olhar de Jesus
*Jesus viu os pescadores antes mesmo de eles o avistarem, e vendo sabia das suas necessidades, que não haviam pescado nada e não teriam o que levar para suas casas.
 *Jesus viu que Eles já estavam desistindo lavando as redes, e é exatamente quando não podemos fazer mais nada que Jesus age, para mostrar que Ele é Deus.

2 – Ouvir a palavra de Deus
*Devemos ler a Bíblia, a palavra de Deus, escutá-la, memorizá-la… pois através dela iremos vencer o diabo, as adversidades da vida, o pecado. A Multidão queria ouvir a palavra de Deus.
*A fé vem pelo ouvir...

3 – O Chamado*Deus chama quem está ocupado;
*Primeiro ele chama para conhecer Ele, e só depois chama para o serviço, conforme aconteceu com os primeiros discípulos lá no 1° capitulo do evangelho de João1:38-39
38-E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?
39-Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima.

4 – Deixar Jesus entrar no barco de nossas vidas*Pedro deixou Jesus entrar em seu barco, e seu problema foi resolvido;
*Devemos deixar Jesus entrar em nossas vidas e nos orientar, nos mostrar o caminho que devemos seguir;
*Muitas vezes deixamos lixo entrar em nossas vidas, através da televisão, através da internet; e deixamos Jesus de lado.
* A Bíblia diz “… enchei-vos do Espírito e não satisfareis os desejos da carne…”

5 – Paciência*Os pescadores tiveram paciência, e Pedro em especial deixou Jesus entrar em seu barco depois de ter passado uma noite inteira sem pegar um peixe se quer; Pedro tinha motivos suficientes para ir para casa, pois estava cansado, mas esperou Jesus ensinar a multidão e então pode ver o que ele não conseguiu ver a noite inteira;
*Muitas vezes somos impacientes, queremos que as coisas aconteçam imediatamente, mas “tudo tem seu tempo determinado…” conforme Eclesiastes 3.
 Jesus nunca se atrasa Ele é que sabe o momento certo.

6 – Fé* “... sob a tua palavra lançarei as redes…”
*Pedro ficou contrariado com o que Jesus lhe disse, pois quem melhor do que Pedro para entender de pesca, mas se fundamentou na palavra e agiu por fé, creu que algo poderia acontecer; pois estava diante do Criador do mar e dos peixes...
* “Sem fé é impossível agradar a Deus”.

7 – Vitória*Quando Jesus entra no nosso barco temos vitória.
*O milagre aconteceu, a vitória chegou, os peixes vieram;
*O problema foi solucionado.

8 – Reconhecer*Reconhecer que só Ele pode mudar a situação.
*Relembrar de onde saímos;
*Pedro reconheceu o poder de Deus em Jesus;
*Se humilhou diante do Mestre;
*Quando recebemos uma cura, um milagre, uma vitória, muitas vezes nos esquecemos de agradecer ao Senhor, nos esquecemos de facilmente de onde Deus nos tirou;
*”…tirou-me de um tremendo mar de lama…”

9 – Evangelizar
*Ele te chama para ser Pescador de homens;
*Dar bom testemunho no trabalho, na escola, em casa;
*Testemunhar os feitos do Senhor em nossas vidas;
*Pregar em tempo e em fora de tempo.
*Temos que nos mexer, fazer algo, pois “a seara é grande e poucos são os trabalhadores dispostos a trabalhar na seara…”

10 - Deixar tudo*Devemos deixar tudo para seguir a Jesus;
*Nosso comodismo;
*Nossa zona de conforto;
*Nossa preguiça.
*Renunciar nosso sono, tempo, dinheiro.

A pesca maravilhosa ocorreu com Pedro, Tiago e João, mas pode acontecer conosco nos dias de hoje, basta querermos e pagarmos o preço de uma vida de busca ao Senhor, uma vida de renúncia aos pecados da carne, uma vida de entrega e confiança em Jesus.
Deixa Jesus entrar no seu barco (vida), e tudo vai ser diferente...

Salmos 37:5 - Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.

Net/Samoel Souza

3 comentários:

  1. muito bom o esboço tirei muitos exemplos para minha vida, Deus continue abençoando seu lar sua vida e seu ministério

    ResponderExcluir
  2. Amém, uma bênção o esboço. Vou falar sobre esta passagem no culto doméstico aqui em casa hoje. Que Deus te abençoe, Paz!

    ResponderExcluir