Powered By Blogger
Bem vindo ao nosso blog.



IDE... Conteúdo inteligente na NET.

"O resultado do Evangelismo é o própio ato de evangelizar".

Lembre-se: IDE por todo mundo...

Vistantes

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Esboços Samoel - As Tempestades da Vida

AS TEMPESTADES DA VIDA
Texto base: Mateus 14:22-33 e Marcos 4:36-41

Comparando as tempestades com nossa vida diária, podemos aprender muito.
E como saber quando é uma tempestade e não apenas um problema corriqueiro?
Muitas vezes podemos cair no erro de não avaliar bem a situação e fazer de um pequeno problema uma grande tempestade, existe uma expressão muito utilizada que diz assim.
(TEMPESTADE EM COPO D'AGUA)

Então como saber quando realmente é uma tempestade? Vejamos abaixo algumas características da tempestade:


A situação sai do nosso controle: : (OS DICÍPULOS ERAM CAPACITADOS)
Toda tempestade faz com quem está envolvido nela perca o total controle da situação. Quando o mar esta em tempestade o comandante não consegue conduzir a embarcação na direção certa. As passagens relatam os discípulos em apuros, podemos dizer que os discípulos eram capacitados para conduzir o barco, pois os discípulos eram acostumados com o mar, pois muitos deles a sua profissão era o mar, a pesca. Mas quando chega a tempestade, quase sempre chega de surpresa, as coisas ficam fora de controle, por mais que você tenha experiência ou até já tenha passado por outra tempestade como os discípulos, toda tempestade é sempre perigosa.

A tempestade é uma força maior do que a nossa, (VENTOS CONTRÁRIOS)
Diz a narrativa de Mateus14, que os discípulos estavam enfrentando um vento forte e contrário, eles estavam remando a quase nove horas e não saíam do meio do mar da Galileia. Quantas vezes em nossa vida parece ser bem assim, tudo dá errado e as coisas só pioram, mesmo a gente tentando e se esforçando a situação não melhora.

A tempestade está acima das suas forças, (AS ONDAS ACIMA DO BARCO)
O texto de Marcos 4, que as ondas passavam por cima do barco, isto significa que a tempestade se revela sempre acima da capacidade humana. O problema a luta e a adversidade são maiores que você. Sempre na tempestade você vai ter a sensação que não tem jeito, pois parece que o problema é mais forte que você possa suportar.

Toda tempestade é devastadora, (A TEMPESTADE TRÁZ DESTRUÍÇÃO)
Temos exemplos nos EUA, com furacões, e no Brasil,  com temporais e chuvas devastadoras, como já vimos acontecer em várias cidades do nosso país,  onde a tempestade vem e arrasa tudo por onde passa.
A TEMPESTADE VEM E ENVADE A SUA VIDA.
como diz o texto que a agua estava entrando no barco.



Durante a tempestade perde-se o equilíbrio, (EQUILÍBRIO EMOCIONAL)
Quando uma tempestade dessas desaba sobre a vida de uma pessoa, ela perde o equilíbrio emocional, mental, físico, financeiro e familiar, Na área que a tempestade estive batendo você perde o equilíbrio.
É como em um barco se ele começa a balançar você tem dificuldades de se equilibrar.

* Então como vencer as tempestades?

1o_Não deixe o pavor tomar conta da sua vida: (MEDO E PAVOR)
Existe uma diferença entre medo e pavor, o medo tem base racional, é um mecanismo de defesa do ser humano, tudo que foge do nosso controle gera medo.
Porém, o medo tem seu lado positivo ele nos torna mais atentos, neste aspecto é até
benéfico, pois nos protege. O medo é um sentimento normal já o PAVOR é um medo incontrolável. Mantenha o equilíbrio emocional, não permita que o medo se transforme em pavor, os discípulos foram tomados pelo pavor e quando Jesus veio sobre as águas eles acharam que era um fantasma.
Profissionais que trabalham com salvamento afirmam que muitas pessoas morrem diante do perigo porque são dominadas pelo pavor. Temos vários exemplos de desespero e pavor, como nas torres gêmeas dos EUA.

2o_Use o seu potencial até o limite máximo, (NUNCA DESISTIR)
Na tempestade registrada em Mateus 14, os discípulos começaram a travessia entre 6 e 7 horas da noite, e diz o texto que na quarta vigília da noite, ou seja entre 3 e 6 horas da manhã, eles ainda se encontravam no meio do lago, ficaram horas remando interruptamente, eles estavam exaustos, empenharam toda sua energia, experiência acumulada durante anos de profissão para buscar a solução, usaram todo seu potencia até o limite máximo. Não desista de lutar, continue a lutar, a resistir, a remar, por que você também vai chegar ao outro lado.
Se você crer acreditar, te fé, que foi o que o Senhor cobrou dos discípulos, você vencerá a tempestade, uma coisa que atrai a atenção de Jesus, é a fé, em várias passagens Ele relata, que a tua fé te salvou, que grande é a sua fé, mesmo em Israel não encontrei tanta fé, então não desista acredite, tenha FÉ, a tempestade não vai te destruir ela vai passar.

3o_Obedeça a Jesus, (SEMPRE OBEDECER)
Note que ao analisarmos as duas narrativas, constataremos que os discípulos não entraram no barco para atravessar o mar da Galileia por vontade própria, estavam de baixo de ordem. Se você estive de baixo da ordem de Jesus nenhuma tempestade vai te destruir, o segredo é obedecer a Jesus.



Por que Jesus permite a tempestade?

Como podemos pregar um evangelho que as pessoas não passam por lutas, se a própria palavra fala que (NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES), mas por que Deus permite a tempestade? Vejamos abaixo:

1o_Para você saber realmente quem você é.
(TODOS NO MESMO PATAMAR)
De vez em quando nós pensamos que somos alguma coisa, porém quando vem a tempestade, não tem machão, não tem fera, não tem rico, não tem inteligente, não tem gente importante, a tempestade nivela todos no mesmo patamar, ela mostra para nós que somos todos seres humanos, frágeis e limitados, como presenciei em 2010 em SP na enchente que destruiu a cidade de Cidade de São Luiz do Paraitinga, todos ficaram no mesmo patamar, pobre, rico, todos na fila pela comida.
Muitas vezes Deus permite a tempestade para que a pessoas reconheça a sua verdadeira posição diante de dos homens e de Deus.
Deus permite a tempestade para sabermos quem realmente nós SOMOS.

2o_Para reconhecemos quem é Jesus,
(SÓ JESUS TEM PODER)
Para que possamos reconhecer que sem Jesus não somos nada, só ele pode nos salvar, só ele tem o poder de acalmar a tempestade, não confiarmos nas nossas forças e sim em Jesus.

3o_Adorar Jesus, (ADORAÇÃO)
Os discípulos adoraram Jesus, adore Jesus com ou sem tempestade.

Resumindo

(COM JESUS NO BARCO PODE HAVER TEMPESTADE)
*A presença de Jesus na nossa vida não significa que estaremos isentos de tempestade, mas sim que Jesus dentro do nosso barco, por mais terrível que seja a tempestade, nosso barco jamais naufragará.

(TODA TEMPESTADE É INSIGNIFICANTE PARA JESUS)
*A segunda verdade é que qualquer tempestade, não importa origem ou tamanho, é insignificante para Jesus.
Jesus tem o poder para interromper qualquer tempestade e na hora que Ele quiser, do jeito Dele, por que Ele tem o controle sobre todos os fenômenos que produzem as tempestades.


Lições:

A fé que vence o mundo.
Reme sempre mesmo que o vento seja contrario.
Aprender a ser dependente de Jesus.
Se Ele ordenou, aprenda a obedecer.
Lembre-se, se a tempestade vier é porque Deus permitiu:
1o_Para que você conheça Deus e do que Ele é capaz de fazer.
2o_Para nos mostrar quem realmente nós somos.

Para sua meditação: Salmo 46:1-3 Deus é o nosso refugio e fortaleza...

TEXTOS

Marcos: 4. 36. E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia com ele também outros barcos. 37. E se levantou grande tempestade de vento, e as ondas batiam dentro do barco, de modo que já se enchia. 38. Ele, porém, estava na popa dormindo sobre a almofada; e despertaram-no, e lhe perguntaram: Mestre, não se te dá que pereçamos? 39. E ele, levantando-se, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E cessou o vento, e fez-se grande bonança. 40. Então lhes perguntou: Por que sois assim tímidos? Ainda não tendes fé? 41. Encheram-se de grande temor, e diziam uns aos outros: Quem, porventura, é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?

Mateus: 14. 23. Tendo-as despedido, subiu ao monte para orar à parte. Ao anoitecer, estava ali sozinho. 24. Entrementes, o barco já estava a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. 25. Â quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando sobre o mar.

26. Os discípulos, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma. E gritaram de medo. 27. Jesus, porém, imediatamente lhes falou, dizendo: Tende ânimo; sou eu; não temais. 28. Respondeu-lhe Pedro: Senhor! se és tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas. 29. Disse-lhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus. 30. Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me. 31. Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? 32. E logo que subiram para o barco, o vento cessou. 33. Então os que estavam no barco adoraram-no, dizendo: Verdadeiramente tu és Filho de Deus.



Por Samoel Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário