Powered By Blogger
Bem vindo ao nosso blog.



IDE... Conteúdo inteligente na NET.

"O resultado do Evangelismo é o própio ato de evangelizar".

Lembre-se: IDE por todo mundo...

Vistantes

quinta-feira, 29 de março de 2012

Esboços Samoel - E era-lhe necessário passar por Samaria.



Uma Lição de Evangelismo.
Texto Base (João 4:1-42)

Introdução

O interessante é que nós como humanos só podemos ensinar, se caso nós aprendemos de alguém, mas aqui temos uma aula direto de quem inventou a lição.

*Uma lição de Evangelismo em massa:

A partir do testemunho de uma mulher alcançou toda Samaria. (V. 39-40)

*Uma lição de Evangelismo de Grupo Específico:

Ele tinha o objetivo de atingir um povo excluído por todos e dar uma lição de amor ao próximo sem preconceito.
Os historiadores dizem que os judeus preferiam uma rota mais longa passando pela Pereia só para evitarem atravessar a Samaria. Eles odiavam os samaritanos, e nem mesmo conversavam com eles, por estes praticarem uma versão pirata do judaísmo, deturpando a religião dos judeus.

*Uma lição de Evangelismo Pessoal:

Ele iria saciar a necessidade de uma mulher Samaritana. (V. 7)

Se a Igreja de hoje compreendesse a real necessidade e a urgência de evangelizar, talvez o nosso planeta já estivesse totalmente evangelizado, hoje temos pessoas preocupadas com sua própia vida e seus afazeres, do que com seu próximo, missionários que não seguem o exemplo do Apostolo Paulo, que chegava em uma determinada região, pregava o evangelho, ensinava e formava os nativos, e colocava os mesmos a cuidar dos trabalhos, e seguia a diante para levar a boa notícia a uma próxima região que ainda não havia ouvido falar em Jesus Cristo.
Hoje vemos pessoas que se acomodam onde foram abrir trabalhos, e não se preocupam que tem outras pessoas que ainda não ouviram nenhuma vez se quer falar do evangelho, que Deus tenha misericórdia desta geração, e que ainda haja tempo para uma mudança, e essa mudança possa acontecer primeiro em nós mesmos.
Jesus tinha uma necessidade urgente de levar a boa notícia aos homens, eu gostaria de compartilhar algumas características sobre o texto de João 4:1-42.

Gosto de uma frase de Oswald J. Smith que diz:
“Por que tão poucos ouvem o Evangelho tantas vezes, e tantos nunca o ouviram nem uma vez?”.




E era-lhe necessário passar por Samaria.

Grupo Específico - Povo Excluído
1° ponto (início das divergências entre os povos) - Nos tempos dos Reis Saul, Davi e Salomão (reino Unido) correspondiam às doze tribos de Israel; Após a morte de Salomão, o Rei Roboão, seu filho, dividiu o reino com Jeroboão, servo de Salomão que ficou com dez tribos que recebeu o Nome de Reino do Norte ou Efraim (nome da maior das dez tribos); O Reino do Sul (de Roboão) recebeu o Nome de Judá (tribo de Davi)
Nos tempos do Império Assírio, o reino do Norte foi levado cativo, e misturado com outros povos, perdendo a pura identidade israelita; A capital do Reino do Norte era Samária, enquanto do reino do Sul era Jerusalém. Judá que foi levado cativo para a Babilônia, retornando 70 anos depois conforme previu o profeta Jeremias;
Assim a Judéia tinha predominância dos Judeus, Samaria, povos misturados, e a Galiléia dos Gentios.

Por que era necessário Jesus passar por Samaria? Não era por ser o caminho mais curto entre a Judeia, que era o centro do Judaísmo, e a Galileia, habitado por gentios. Os historiadores dizem que os judeus preferiam uma rota mais longa passando pela Pereia só para evitarem atravessar a Samaria. Eles odiavam os samaritanos, e nem mesmo conversavam com eles, por estes praticarem uma versão pirata do judaísmo, deturpando a religião dos judeus. Também havia outro fator que neste trajeto era comum os assaltos, violência seguida de morte, pois bandidos se aproveitavam dos Judeus que subiam a Jerusalém para as festas religiosas.
Não era comum um Judeu passar por Samaria, então por que Jesus passou por Samaria?
(Ele não faz acepção de pessoas). Em Romanos diz que alguém pode até dar a vida por uma pessoa boa, mas Deus demonstra o seu amor no fato de Cristo ter morrido por nós enquanto estávamos na condição de pecadores. Pense no pior bandido e pergunte a si mesmo se teria coragem de dar sua vida por ele, ou de entregar seu filho para morrer por ele. É preciso entrar neste sentimento para compreender até onde chegou o amor de Deus por você. Não é o fato de você bom o suficiente o muito mal, o amor dele por você continua o mesmo, independente da sua condição. A sabedoria e o cuidado do Senhor Jesus é um fato verdadeiramente relevante. Ao encontro de Nicodemos (um Mestre), ele fora à noite, mas ao encontro da mulher samaritana (uma Prostituta) ele foi ao meio dia, isto é, a hora de mais claridade do dia, num lugar a vista de todos,
Havia um propósito, antes que aquela mulher chegasse ao poço, Deus já havia colocado na sua agenda falar com ela, já havia sido escrito que naquele dia a sua história e a da sua cidade mudaria também, Deus não faz acepção de pessoas, por raça como esta escrito em Rm10.12, e macho ou fêmea como esta escrito em Gl3.27-28, além disso era proibido a um homem judeu falar com uma mulher na rua. E muito menos se ele fosse mestre. Mas havia uma necessidade era preciso passar por Samaria, quantas vezes nós mesmos deixamos de passar por Samaria só porque muitos não passam, ou ate mesmo pelos nossos caprichos ou preconceitos e muitas vidas estão morrendo, por que não achamos necessário passar por Samaria... Mas para Jesus era necessário.
Pessoal - Saciar a Necessidade
2° ponto - (agua viva que preenche o vazio). Primeiramente aquela mulher ficou impressionada do fato de um judeu falar com ela, notar a sua presença, mas custou a entender que estava falando com o Messias, o Salvador pessoalmente, e que Jesus não era apenas um Judeu comum que estava lhe pedindo água, mas o próprio criador do universo, muito mais importante que Jacó que fez o poço, e sim o criador de Jacó, que só Ele poderia lhe oferecer de uma água que jamais se acabaria não de uma água que todo dia ela tinha que ir ao poço busca-la e sempre acabava. Jesus estava tentando faze-la entender que havia uma necessidade espiritual em sua vida, hoje as pessoas custam a entender que há um vazio interior, que por mais que eles tentam preencher com riquezas, status, fama, carreira, quando se consegue tais conquistas se percebe que não era bem aquilo que se necessitava, pois todas essas alegrias são como aquela água daquele posso um dia se acaba, Deus quando criou o ser humano deixou nele um vazio, que não importa o que ele faça, ou o que o inimigo lhe ofereça de prazeres, esse vazio só vai ser preenchido com a presença de Deus através do seu Espírito Santo, eu costumo dizer que Deus se encaixa exatamente do tamanho deste vazio que está no seu peito. Foi por isso que foi necessário Jesus passar por Samaria para preencher aquele vazio encher com a água viva, e hoje para sermos cheios precisamos deixar que Jesus passe pela nossa vida e nos encha do seu Espírito Santo.

3° ponto – (o lugar não importa). Ela ainda não percebia isto, mas quando Jesus tocou em sua vida particular sobre seus maridos ela quis distorcer a conversa e discutir religião, a mulher samaritana pensava que o mais importante era o lugar da adoração. (v. 20).
Então, apresentou um conceito errôneo, dando importância ao lugar onde os seus antepassados adoravam, Os samaritanos diziam que o lugar de adoração era o monte Gerizim, Mas os judeus diziam que o lugar do culto verdadeiro era o monte onde estava o templo de Jerusalém, hoje muitos também pensam que o mais importante é o lugar.
Muitos fazem viagens para a Palestina, com o objetivo de adorar onde Jesus viveu, a fim de alcançar uma bênção especial. Eles dão muita importância ao lugar. O lugar é o mais importante, dizem muitas pessoas. E fazem longas peregrinações, visitam Roma, vão para a cidade de Salvador, na Bahia, ou a Belém do Pará, porque cometem o mesmo erro da mulher samaritana.
Mas qual foi a resposta de Jesus? (v 21): “Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.”
Em Cristo, todas as restrições de etnia, raças e geografia se desfazem.
Em Cristo, se estabelece  uma adoração universal para todos os povos: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome” disse Jesus, “ali estarei no meio deles.” (Mat. 18:20).
O mais importante não é o lugar. O mais importante não é “onde” mas “como”; é a maneira pela qual nós adoramos, que importa. Em Sua resposta, Ele continua falando àquela mulher: “Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade” (João 4:23).
Jerusalém está distante de nós. Mas hoje podemos adorar: “em espírito”, ou seja, através do Espírito Santo que está em todos os lugares e que fala ao nosso espírito que somos realmente filhos de Deus; e “em verdade”, ou seja, através da Palavra da verdade.

4° ponto – (cansado, os discípulos e a mulher). Não poderia deixar de comentar, três lições dentro desta mesma historia que tiro pra mim,

(A primeira lição); no versículo 6 Jesus estava cansado do caminho havia percorrido mais ou menos 100 km a pé, Jesus como ser humano estava cansado e com sede e fome, mas mesmo assim, não deixou que isso atrapalhasse a urgência da sua missão que era falar com aquela mulher naquele horário não antes nem após, pois era necessário. Isto serve para nós que possamos pregar a sua palavra como diz lá em 2°Timóteo 4-2 a tempo e fora de tempo, não importa o local e o tempo, prega a palavra há urgência.

(A segunda lição); os discípulos que no versículo 8 haviam ido a cidade comprar comida, e voltaram como diz no versículo 27, o texto não menciona nada, nem um evento enquanto eles estavam na cidade comprando comida eles apenas se alimentaram e voltaram, satisfizeram as suas próprias necessidades, não houve nenhuma diferença naquela cidade quando eles foram até lá, a cidade continuou a mesma, eles talvez nem foram percebidos pelos moradores, talvez tenham até se disfarçados pois judeus não se davam com Samaritanos, Jesus disse a eles que a sua fome era fazer a vontade do Pai, queria que eles entendessem que Deus queria que eles falassem á todos a respeito Dele, até mesmo para os Samaritanos era chegada a hora da colheita e eles eram os ceifeiros.

Em Massa – O testemunho
(A terceira lição); e a mais surpreendente é a da mulher que no versículo 28 deixou seu cântaro e foi a cidade falar e testemunhar sobre Jesus, ela largou imediatamente tudo e foi dizer as pessoas o que lhe havia acontecido ao contrario dos discípulos ela se tornou uma missionária, em poucos momentos com Jesus já havia compreendido a sua mensagem, que esta lição nos faça entender que não é o tempo de casa ou de andar ao lado Dele, mas sim o fato de compreendermos oque Ele quer nos ensinar, aprender e passar adiante.



Samoel Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário